A pirataria nos jogos eletrônicos é bastante difundida, todo aparelho onde é possível rodar um jogo será pirateado eventualmente.
A plataforma de jogo mais atingida pela pirataria é o PC, nos computadores é extremamente fácil piratear um jogo. Os responsáveis têm que criar um arquivo chamado "crack" que possibilita que o jogo rode sem CD, esse arquivo deverá ser copiado na pasta onde o mesmo está instalado e processo está pronto. Ultimamente tem se combatido a pirataria nos jogos de computador exigindo uma conexão com a internet para realizar alguma atualização (que normalmente impossibilita o "pirateamento"), mesmo assim é fácil burlar essa atualização ao desconectar-se da internet ao jogar.
Os consoles passam por um processo mais complicado, principalmente quando uma nova mídia está envolvida (CD-R no Playstation 1, DVD no 2 e Blue-Ray no 3, por exemplo). Dependendo do console é necessário colocar um chip para que o mesmo leia os Cds piratas, há também o desbloqueio por software, mas este é muito mais arriscado (por exemplo: no Wii pirateado por software se ocorrer alguma atualização indevida o seu console pode virar um "tijolo").
Nos consoles de cartucho como o SNES e o Nintendo 64 era mais barato comprar o cartucho original do que tentar fazer um pirata. Tendo em vista isso a Nintendo criou o DS e fez de sua mídia os cartuchos achando que não haveria pirataria. Doce ilusão, foi criado o R4 um aparelho onde são colocados os arquivos do jogo e depois são transferidos para o próprio console.
Mesmo trazendo prejuízos para os desenvolvedores e a empresa a pirataria é "um mal necessário", podemos ver o enorme prejuízo que a Sony teve quando lançou o "impirateavel" Playstation 3, o porquê disso? Se olharmos os preços dos jogos para esse console aqui no Brasil encontramos logo uma explicação: R$200-300 para qualquer jogo disponível, é um absurdo.
Se olharmos o Playstation 2 vemos que ele foi imensamente mais vendido e também muito mais pirateado.
Cabe ao usuário decidir se comprará ou não o jogo pirata, mas com o preço dos jogos para consoles tão elevado é uma tentação imensa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário